dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    
 
As palmeiras pertencem à família Arecaceae, no passado também conhecidas como Palmae ou Palmaceae. A elegância das espécies onde cantam os sabiás compõe a paisagem dos mais variados biomas brasileiros. Além da beleza e da importância ao meio ambiente, estas espécies distintas contribuem com forte e característico impacto social, cultural, econômico e, também, nutricional.
 
O coqueiro (Cocos nucifera L.) caracteriza a paisagem da Mata Atlântica e de muitas praias do litoral brasileiro. De composição semelhante ao plasma sanguíneo, a água-de-coco, além de refrescante, possui alta capacidade de hidratação, contendo carboidratos e minerais, como o potássio, o manganês, o magnésio e o cálcio, entre outros.
 
 
Mais recentemente, diante de polêmicas envolvendo o consumo de óleos e gorduras, o óleo de coco resgata um crescente apelo funcional. A gordura saudável, rica em ácidos graxos de cadeias intermediárias (cerca de 50 % de ácido láurico e 19 % de ácido mirístico), é facilmente absorvida e metabolizada pelo fígado, podendo ser convertida em cetonas específicas. Estas cetonas são importantes fontes alternativas de energia para o cérebro. Por isso, estudos recentes conduzidos na Austrália sugerem o efeito positivo do óleo de coco virgem na prevenção e controle do mal de Alzheimer. Segundo estes estudos, a água de coco e o óleo de coco apresentam ainda efeitos positivos na redução do colesterol plasmático, dos níveis de glicose no sangue e controle da pressão sanguínea.
 
Buriti
 
Frutos de outras palmeiras também possuem óleos com diferentes características apreciadas. O óleo da polpa do coquinho azedo (Butia capitata Mart.), por exemplo, apresenta ácido linoléico e linolênico, considerados essenciais, que não são sintetizados pelo organismo, ou seja, precisam ser consumidos através da dieta. Já o óleo da amêndoa do coquinho azedo possui composição semelhante ao óleo de coco. O óleo da polpa de buriti apresenta mais de 70 % de ácido oléico (monoinsaturado).
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Palmáceas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada